Nosso Blog

DOENÇA HEMORROIDÁRIA

As hemorróidas vasos dilatados na região anal que pode se manifestar com sangramentos, dor ou desconforto anal, prurido, prolapsos e soiling (região anal húmida). Em situações de inflamações agudas pode se manifestar como “caroço” doloroso no ânus.

Sua causa ainda gera discussões mas alguns fatores parecem contribuir para seu aparecimento como: esforço evacuatório, aumento da pressão abdominal (por exemplo na gestação), baixa ingesta de fibras, hereditariedade, longos períodos sentados no banheiro, sedentarismo.

Aproximadamente metade da população adulta tem ou já tiveram algum sintoma relacionado à doença hemorroidária.

Sua principal manifestação é o sangramento que geralmente ocorre junto com as evacuações e tem aspecto vermelho vivo. Aqui cabe uma observação: outras doenças, dentre elas tumores intestinais, podem também se manifestar com sangramentos retais. Logo a necessidade de avaliação proctológica adequada.

NOTA: Vale lembrar que doença hemorroidária não se transforma em câncer.

As hemorróidas se apresentam das seguintes formas:

1.Hemorróidas internas: tem característica principal de sangramento após evacuação dificultosa.

2.Hemorróidas externas: geralmente atrapalha a higiene anal promovendo irritação anal, assaduras e coceira local.

Complicações da doença hemorroidária:


1.Trombose hemorroidária externa: formação de um coágulo no interior de um vaso hemorroidário externo que leva o paciente a sentir um “caroço” doloro perianal.

2.Pseudoestrangulamento hemorroidário: crise congestiva severa geralmente englobando os dois plexos superior e inferior. Quadro muito debilitante que geralmente acaba em resolução cirúrgica.

TRATAMENTOS

Tratamento clínico da doença hemorroidária:

1. Otimizar dieta rica em fibras e emolientes com objetivo de tornar evacuação suave.

2. Medidas gerais de higiene como calor local anal com banhos de assento com água morna ou compressas mornas, minimizar uso do papel higiênico e promover evacuações rápidas.

3. Medicações tópicas anestésicas ( Proctyl®), adstringentes e corticóides que são bem aceitas e toleradas pelo paciente.

4. Utilização de venotônicos colabora com aumento do tônus venoso e normalização da permeabilidade capilar.

 

Tratamento intervencionista não cirúrgico da doença hemorroidária:

1. Ligadura elástica hemorroidária: procedimento amplamente realizado em consultórios. Consiste no posicionamento de anéis de borracha logo acima da linha pectínea, o que não gera dor ao paciente, ocasionando estrangulamento do plexo hemorroidário ligado, com posterior necrose e descarte dos anéis após aproximadamente 7 a 10 dias do procedimento. Indicado principalmente em hemorróidas internas grau I e II.

2.Escleroterapia: destruição dos plexos hemorroidários após aplicação de agentes químicos como ethamolin. Possui as mesma indicações da ligadura elástica.

3.Fotocoagulação infravermelha: coagulação dos vasos do plexo hemorroidário ocasionando também formação de tecido necrótico no local da aplicação.

4.Crioterapia: aplicação de nitrogênio líquido para congelamento do vaso do plexo hemorroidário.

 

Tratamento cirúrgico da doença hemorroidária:

1. Hemorroidectomia convencional: consiste na remoção cirúrgica dos mamilos hemorroidários doentes com posterior fechamento ou não da incisão cirúrgica.

2.Anopexia Mecânica (grampeador): o procedimento visa reposicionar a mucosa anorretal prolapsada em sua posição anatômica origina através do uso de um dispositivo de grampeamento mecânico. Proporciona menos dor pós operatória e retorno mais precoce ao trabalho.

3.Desarterialização hemorroidária: consiste na ligadura alta seletiva e guiada por Ultrasson Doppler de até seis ramos arteriais submucosos que irrigam as hemorroidas, levando à sua desarterialização, associada à correção do prolapso (reparo anorretal ou lifting). Também proporciona menos dor pós operatória e retorno precoce às atividades diárias normais.

4.Ablação por Radiofrequência: consiste na conversão de energia eletromagnética em energia térmica no tecido biológico proporcionando, na doença hemorroidária, obliteração dos canais vasculares, fibrose e retração dos coxins hemorroidários.

5. Hemorroidectomia com Laser: A utilização do laser no tratamento das hemorróidas tem como objetivo resolver a doença de forma pouco traumática.
Pode ser realizado através de da cauterização dos mamilos com uso da energia controlada em pulsos ou através da ressecção do mamilo com menor sangramento e menos incomodo pós operatório.

Gostou dom conteúdo? Compartilhe.