FISSURA ANAL

É uma pequena ferida ou úlcera geralmente superficial e dolorosa localizada no canal anal.

Pode ocorrer na linha média anterior e principalmente na linha média posterior do ânus.

Geralmente ocorre devido traumatismo ocasionado por fezes endurecidas em indivíduos com canal anal hipertônico, entretando episódios de diarréia e a própria hipovascularização da comissura anal posterior são fatores desencadeandes do quadro.

SINTOMAS

A principal queixa do paciente é a dor anal que costuma ser severa e lancinante durante as evacuações ou logo após as mesma, podendo durar algumas horas. Pode vir ou não acompanhado de sangramento.

O quadro álgico muitas vezes compromete a qualidade de vida do paciente.

A irritação anal muitas vezes acompanhado de coceira também são frequentes.

Pode haver presença de nodulação associado (plicoma sentinela) que geralmente é notado pelo paciente.

Diagnóstico é feito pela simples inspeção, palpação e toque retal onde muitas vezes pode se confirmar hipertonia esfincteriana anal.

Lesões como: sífilis, Doença de Crohn, tuberculose anal, câncer de ânus, dentre outras, devem ser afastadas após correto exame proctológico.

TRATAMENTO CLÍNICO

• Regulação do funcionamento intestinal com dieta rica em fibras, boa hidratação e correção da diarréia se for o caso.
  • Cuidados de higiene pessoal evitando utilização de papel higiênico.
  • Analgésicos e anti inflamatórios orais dependendo da intensidade da dor
  • Calor local com banhos de assento ou compressa.
  • Cremes locais com anestésicos, preferencialmente sem corticóides, são bem indicados.
  • Esfinterotomia química com uso de relaxantes da musculatura anal tópicos como: Diltiazen, Nifedipina, Nitroglicerina

Casos refratários ao tratamento clínico propõe-se o tratamento com procedimentos como:

Aplicação de toxina botulínica com objetivo de reduzir hipertonia esfincteriana anal.

CIRURGIAS

Fissurectomia ( ressecção da fissura) associada ou não à esfincterotomia lateral interna ( secção parcial do esfincter anal interno).

Para maiores informações sobre o assunto acesse o site:

www.portaldacoloproctologia.com.br

Rua Minas Gerais, 3175