DOENÇA HEMORROIDÁRIA

As hemorróidas são a presença de vasos dilatados na região anal que pode se manifestar com sangramentos, dor ou desconforto anal, prurido, prolapsos e soiling (regiao anal húmida). Em situações de inflamações agudas pode se manifestar como “caroço” doloroso no ânus.

Sua causa ainda não esta devidamente esclarecida mas alguns fatores parecem contribuir para seu aparecimento como: esforço evacuatório, aumento da pressão abdominal (gestação), baixa ingesta de fibras, hereditariedade, longos períodos sentados no banheiro.

Aproximadamente metade da população adulta tem ou ja tiveram algum sintoma relacionado à doença hemorroidária.

Sua principal manifestação é o sangramento que geralmente ocorre junto com as evacuações e tem aspecto vermelho vivo, entretanto não se deve esquecer que outras doenças, dentre elas tumores intestinais, podem também se manifestar com sangramentos retais. Logo a necessidade de avaliação proctológica adequada.

Vale lembrar que doença hemorroidária não se transforma em câncer.

As hemorróidas se apresentam basicamente de 2 formas:

Hemorróidas internas: tem característica principal de sangramento após evacuação dificultosa.
Hemorróidas externas: geralmente atrapalha a higiene anal promovendo irritação anal, assaduras e coceira local.

Complicações da doença hemorroidária:

Trombose hemorroidária externa: formação de um coágulo no interior de um vaso hemorroidário externo que leva o paciente a sentir um “caroço” doloro perianal.
Pseudoestrangulamento hemorroidário: crise congestiva severa geralmente englobando os dois plexos superior e inferior. Quadro muito debilitante que geralmente acaba em resolução cirúrgica.

TRATAMENTOS

Tratamento clínico da doença hemorroidária:

1. Otimizar dieta rica em fibras e emolientes com objetivo de tornar evacuação suave.
  2. Medidas gerais de higiene como calor local anal com banhos de assento com água morna ou compressas mornas, minimizar uso do papel higiênico e promover evacuações rápidas.
  3. Medicações tópicas anestésicas ( Proctyl®), adstringentes e corticóides que são bem aceitas e toleradas pelo paciente.
  4. Utilização de venotônicos colabora com aumento do tônus venoso e normalização da permeabilidade capilar.

Tratamento intervencionista não cirúrgico da doença hemorroidária:

1. Ligadura elástica hemorroidária: procedimento amplamente realizado em consultórios. Consiste no posicionamento de anéis de borracha logo acima da linha pectínea, o que não gera dor ao paciente, ocasionando estrangulamento do plexo hemorroidário ligado, com posterior necrose e descarte dos anéis após aproximadamente 7 a 10 dias do procedimento. Indicado principalmente em hemorróidas internas grau I e II.
  1. Escleroterapia: destruição dos plexos hemorroidários após aplicação de agentes químicos como ethamolin. tem as mesma indicações da ligadura elástica.

2. Fotocoagulação infravermelha: coagulação dos vasos do plexo hemorroidário ocasionando também formação de tecido necrótico no local da aplicação.

3. Crioterapia: aplicação de nitrogênio líquido para congelamento do vaso do plexo hemorroidário.

Tratamento cirúrgico da doença hemorroidária:

1. Hemorroidectomia convencional: consiste na remoção cirurgica dos mamilos hemorroidários doentes com ponterior fechamento ou não da incisão cirúrgica.
  1. Anopexia Mecânica (grampeador):A procedimento visa reposicionar a mucosa anorretal prolapsada em sua posição anatômica origina através do uso de um dispositivo de grampeamento mecânico. Proporciona menos dor pós operatória e retorno mais precose ao trabalho.
  1. THD (Transanal Hemorrhoidal Dearterialization): técnica da desarterialização hemorroidária consiste na ligadura alta seletiva e guiada por Ultrasson Doppler de até seis ramos arteriais submucosos que irrigam as hemorroidas, levando à sua desarterialização, associada à correção do prolapso (reparo anorretal ou lifting). Também proporciona menos dor pós operatória e retorno precose à atividades diárias normais.

Rua Minas Gerais, 3175
Santa Eliza - CEP 15503-024